terça-feira, 22 de dezembro de 2009

I'm back!

Olá de novo!



Neste momento já tenho computador, dinheiro e internet!

Já tenho casa, ainda tenho trabalho, saúde e forças para continuar esta aventura!

O Natal está aí, com a certeza de que o passarei sozinha mas acompanhada pela lembrança de muita gente! A passagem de ano será vivida com amigos e amigos de amigos, com muito wiskey, música e alegria! Estou de folga dia 31 e 1 e dia 2 so entro as 3..posso ressacar em casa a vontade!

Tinha planeado ir a Madeira de 11 a 17 de Janeiro, infelizmente já não será possivel!

Da última vez que vi os preços estavam a 30 libras ida e volta..passadas duas semanas a mais barata é 266libras!

Cancelada portanto a viagem, a possibilidade de falar português, de cumprimentar as pessoas com dois beijinhos na cara, de dar um abraço, de comer comida como deve ser, de beber licor beirão, e claro..de vos ver a todos!

Estou num estado entre o "calma, vai correr tudo bem, só passaram dois meses, mais um ou dois não matam ninguem" e "que merda!tenho tantas saudades de tudo, sobrevivi a isto pensando naquela semana em que tudo valeria a pena e agora não posso ir.."

E ainda por cima eu tinha de decidir vir pa longe de tudo na época mais triste do ano!Onde só apetece tar com a família a jogar as cartas junto da lareira..



Coisas boas:



Ainda não parou de nevar!Está tudo branco..tão bonito!

O meu novo colega de casa é simplesmente espectacular!é um bissexual cujos pais são cheios de dinheiro, trabalha num bar dos mesmos donos do rutland onde ja trabalhou antes!

A casa é linda! fica num condominio fechado num 3º andar a 5 min de carro do trabalho, 15 de autocarro e 30 a pé! Tenho um sofá gigante de cabedal preto ode posso ver televisão, jogar guitar hero e wii, um vestuário gigante no quarto com as portas revestidas por um espelho..chuveiro eléctrico, cozinha com imensos utensílios..enfim estou a adorar!

Ele chama se Niki e nunca o vejo! ele trabalha de noite e eu de dia..ele vai passar o natal a casa mas na passagem de ano vamos festejar todos juntos e depois todos os nossos amigos vêm para ca acabar a noite!

Agora vou tomar café com uma rapariga do trabalho..(já tenho vida social!!)

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Um grande até já!

Como já sabem, O rafinha volta a casa e o seu portátil também!
O que significa infelizmente que até receber os dados do banco, receber o insurance number e ser finalmente paga pelo meu patrão não poderei comprar um Pc e ficarei sem dar notícias aqui no berlim de viagem ou através da internet no geral!
Mudo de casa amanhã.Vou ficar em casa de uma canadiana até que o quarto que a minha colega escocêsa me vai alugar esteja disponivel!

Até breve,
curiosos,
amigos
e
familia!

Gosto-vos muito!

Foi bom enquanto durou


Rafa speaking:
É triste, mas a verdade é que o meu primeiro post neste blog coincidentemente será também o último.
Dentro de pouco mais de 24 horas estarei no aeroporto de edinburgh para apanhar o avião que me levará para a infra-estrutura congénere de Faro.
Cerca de mês e meio depois, a aventura acabou. Foram mais de 100 curriculums enviados pela internet e entre 20 a 30 directamente nos pubs e restaurantes que anunciavam ofertas de trabalho. Inclusivamente tentei em hoteis e restaurantes em ilhas escocesas mais proximas de Oslo do que de Edinburgh. Pensei eu que seria mais fácil entrar! mas nem assim!
Caramba, até para apanhar amoras no norte da Escócia eu tentei!
Mas nada! rien de rien!
Chamar "sorte" ao que a Alina teve é um insulto à "sorte"! Isto está complicado! E ela, (descobrimos agora) até com o numero de telefone e data de nascimento errados no CV conseguiu um emprego bem jeitoso em apenas 3 dias!
Ainda bem! Nunca tive inveja dela! Pelo contrário, deu-me alento para continuar a ter esperança!
Porém, um dia ela acaba! Foi agora.
Para quem me conhece sabe que é inconcebível imaginar-me 90% do meu tempo fechado numa casa. Sem família, amigos, Sol, mota, carro, música ... Estava a começar a demonstrar indícios de início de demência.

Não abandono esta aventura com frustração. Fiquei longe das minhas expectavitas, mas aprendi muito sobre mim próprio, sobre uma cultura bastante diferente da minha. Até o meu corpo aprendeu umas coisinhas. Como o facto de o frio ser relativo! sei que vou voltar para Portugal e achar que chegou a Primavera! espero eu!
Além de tudo isso, ofereceu-me um "teaser" para os próximos tempos! Trabalhar num cruzeiro!
Fiz a minha primeira investida nessa área. Nos proximos dias saberei se fui um dos 3 seleccionados para trabalhar num cruzeiro. Se não conseguir neste, estou cheio de vontade de continuar a tentar, noutras companhias, noutras funções. Até porque para trabalhar num barco, posso candidatar-me a partir de qualquer lado!
Isto, claro, enquanto tento arranjar alguma coisa decente na área que -fruto de muitos anos de experiência - já a tenho como minha: o jornalismo!
Não desgosto, mas sei que nunca quis ser jornalista. Tenho consciência que foram as circunstancias da vida que me levaram por esse caminho!
E foi com a esperança que a vida me levasse para outro caminho que parti de Lisboa para aqui.

De regresso a casa, obrigado a todos pelo apoio!
Mas não parem com isso! A Alina fica cá e precisa do nosso apoio!
Conto convosco!

Cheers, mate!

Rafael Marques

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Let it snow, let it snow, let it snow!


Hoje entrei as 8e30 da matina..não é costume tendo em conta que trabalho num restaurante o normal é servir almoços e jantares, mas desta vez calhou-me a tarefa de servir o pequeno almoço aos hospedes do Hotel. Não conseguem imaginar a tortura que foi sair da caminha ainda de noite! Faltavam 15 minutos para o autocarro, foi só tempo de vestir, lavar os dentes e agarrar um iogurte! Tinha visto ontem a noite a metereologia para hoje e previa chuva e temperaturas ate os 4º negativos, portanto, fui vestida a rigor. E qual é o meu espanto quando vejo os carros todos branquinhos xD

Não se pode dizer que nevou..não se via a neve própriamente dita, apenas uma camada muito fina e branca nos carros, na relva e nos arbustos! Foi bonito de se ver e valeu bem a pena ter madrugado!

Saí as 5pm já estava de noite novamente, apanhei o autocarro e fui para o meu lugar predilecto: o 1º lugar da frente no andar de cima no lado esquerdo. E após alguns minutos de viagem deparo-me com pequenos flocos de neve a bater no vidro mesmo em frente a minha cara! É algo espectacular, ainda estou deliciada, foi um momento fantástico! Parecia uma criança com um gelado gigante na mão, estava realmente encantada e já valeu a pena ter vindo para Edimburgo!


Agora chove torrencialmente, o que significa que amanhã não cobertura branca para ninguém, não faz mal..eu espero!


P.s já tenho conta no banco escocês, agora falta inscrever-me na segurança social e depois..posso receber o tão merecido ordenado!

P.s 1- Tenho férias de 11 a 17 de Janeiro..a ver como vou organizar a agenda de forma a ver tudo e todos!


P.s 2- Tenho saudades das semilhas da avó!

Glasgow


Fomos a Glasgow!
Cidade cosmopolita, completamente diferente de Edimburgo..Edimburgo é o Porto português, Glasgow é Lisboa (mas nunca tão bonita, obviamente).
Demorámos 2 horas a chegar, já era noite, fomos ao encontro do Nuno ou como lá é conhecido "no no", um amigo do primo do Rafa. Fomos até a faculdade dele, está a estudar fotografia. Achei espectacular!! Ele está no 3º ano e de acordo com esse nível está o local de trabalho dele, uma sala dividida em cubículos, no total 3 alunos. Cada um tem o seu espaço: computador, máquina fotográfica, e muitas fotografias e esboços! Naquele dia estava aberta uma exposição dos alunos, só vimos duas salas, cada aluno tinha uma, portanto. Eram salas antigas sem móveis, e até usaram uma casa de banho sem nenhuma louça para expor as fotografias. Foi sem dúvida algo que me fez pensar..o aproveitamento destes espaços foi muito bem pensado!
Depois da exposição fomos beber uma cerveja a um pub ali ao pé, conhecemos os amigos e a namorada dele e depois fomos para a sua casa. No dia seguinte fomos ver uma palestra de uma artista, que apesar de não ser boa oradora, as suas imagens e obras falavam por si! Adorei!
Aproveitamos o resto da manhã para ver a cidade, atravessada por um rio, tem uma ponte a cada dez metros, umas mais antigas outras a representar os tempos de hoje.
Voltámos para Edimburgo ainda com luz solar e a tempo de por a roupa a secar para o dia de trabalho que viria na manhã seguinte. Sim, porque infelizmente as folgas não duram para sempre!