terça-feira, 22 de dezembro de 2009

I'm back!

Olá de novo!



Neste momento já tenho computador, dinheiro e internet!

Já tenho casa, ainda tenho trabalho, saúde e forças para continuar esta aventura!

O Natal está aí, com a certeza de que o passarei sozinha mas acompanhada pela lembrança de muita gente! A passagem de ano será vivida com amigos e amigos de amigos, com muito wiskey, música e alegria! Estou de folga dia 31 e 1 e dia 2 so entro as 3..posso ressacar em casa a vontade!

Tinha planeado ir a Madeira de 11 a 17 de Janeiro, infelizmente já não será possivel!

Da última vez que vi os preços estavam a 30 libras ida e volta..passadas duas semanas a mais barata é 266libras!

Cancelada portanto a viagem, a possibilidade de falar português, de cumprimentar as pessoas com dois beijinhos na cara, de dar um abraço, de comer comida como deve ser, de beber licor beirão, e claro..de vos ver a todos!

Estou num estado entre o "calma, vai correr tudo bem, só passaram dois meses, mais um ou dois não matam ninguem" e "que merda!tenho tantas saudades de tudo, sobrevivi a isto pensando naquela semana em que tudo valeria a pena e agora não posso ir.."

E ainda por cima eu tinha de decidir vir pa longe de tudo na época mais triste do ano!Onde só apetece tar com a família a jogar as cartas junto da lareira..



Coisas boas:



Ainda não parou de nevar!Está tudo branco..tão bonito!

O meu novo colega de casa é simplesmente espectacular!é um bissexual cujos pais são cheios de dinheiro, trabalha num bar dos mesmos donos do rutland onde ja trabalhou antes!

A casa é linda! fica num condominio fechado num 3º andar a 5 min de carro do trabalho, 15 de autocarro e 30 a pé! Tenho um sofá gigante de cabedal preto ode posso ver televisão, jogar guitar hero e wii, um vestuário gigante no quarto com as portas revestidas por um espelho..chuveiro eléctrico, cozinha com imensos utensílios..enfim estou a adorar!

Ele chama se Niki e nunca o vejo! ele trabalha de noite e eu de dia..ele vai passar o natal a casa mas na passagem de ano vamos festejar todos juntos e depois todos os nossos amigos vêm para ca acabar a noite!

Agora vou tomar café com uma rapariga do trabalho..(já tenho vida social!!)

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Um grande até já!

Como já sabem, O rafinha volta a casa e o seu portátil também!
O que significa infelizmente que até receber os dados do banco, receber o insurance number e ser finalmente paga pelo meu patrão não poderei comprar um Pc e ficarei sem dar notícias aqui no berlim de viagem ou através da internet no geral!
Mudo de casa amanhã.Vou ficar em casa de uma canadiana até que o quarto que a minha colega escocêsa me vai alugar esteja disponivel!

Até breve,
curiosos,
amigos
e
familia!

Gosto-vos muito!

Foi bom enquanto durou


Rafa speaking:
É triste, mas a verdade é que o meu primeiro post neste blog coincidentemente será também o último.
Dentro de pouco mais de 24 horas estarei no aeroporto de edinburgh para apanhar o avião que me levará para a infra-estrutura congénere de Faro.
Cerca de mês e meio depois, a aventura acabou. Foram mais de 100 curriculums enviados pela internet e entre 20 a 30 directamente nos pubs e restaurantes que anunciavam ofertas de trabalho. Inclusivamente tentei em hoteis e restaurantes em ilhas escocesas mais proximas de Oslo do que de Edinburgh. Pensei eu que seria mais fácil entrar! mas nem assim!
Caramba, até para apanhar amoras no norte da Escócia eu tentei!
Mas nada! rien de rien!
Chamar "sorte" ao que a Alina teve é um insulto à "sorte"! Isto está complicado! E ela, (descobrimos agora) até com o numero de telefone e data de nascimento errados no CV conseguiu um emprego bem jeitoso em apenas 3 dias!
Ainda bem! Nunca tive inveja dela! Pelo contrário, deu-me alento para continuar a ter esperança!
Porém, um dia ela acaba! Foi agora.
Para quem me conhece sabe que é inconcebível imaginar-me 90% do meu tempo fechado numa casa. Sem família, amigos, Sol, mota, carro, música ... Estava a começar a demonstrar indícios de início de demência.

Não abandono esta aventura com frustração. Fiquei longe das minhas expectavitas, mas aprendi muito sobre mim próprio, sobre uma cultura bastante diferente da minha. Até o meu corpo aprendeu umas coisinhas. Como o facto de o frio ser relativo! sei que vou voltar para Portugal e achar que chegou a Primavera! espero eu!
Além de tudo isso, ofereceu-me um "teaser" para os próximos tempos! Trabalhar num cruzeiro!
Fiz a minha primeira investida nessa área. Nos proximos dias saberei se fui um dos 3 seleccionados para trabalhar num cruzeiro. Se não conseguir neste, estou cheio de vontade de continuar a tentar, noutras companhias, noutras funções. Até porque para trabalhar num barco, posso candidatar-me a partir de qualquer lado!
Isto, claro, enquanto tento arranjar alguma coisa decente na área que -fruto de muitos anos de experiência - já a tenho como minha: o jornalismo!
Não desgosto, mas sei que nunca quis ser jornalista. Tenho consciência que foram as circunstancias da vida que me levaram por esse caminho!
E foi com a esperança que a vida me levasse para outro caminho que parti de Lisboa para aqui.

De regresso a casa, obrigado a todos pelo apoio!
Mas não parem com isso! A Alina fica cá e precisa do nosso apoio!
Conto convosco!

Cheers, mate!

Rafael Marques

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Let it snow, let it snow, let it snow!


Hoje entrei as 8e30 da matina..não é costume tendo em conta que trabalho num restaurante o normal é servir almoços e jantares, mas desta vez calhou-me a tarefa de servir o pequeno almoço aos hospedes do Hotel. Não conseguem imaginar a tortura que foi sair da caminha ainda de noite! Faltavam 15 minutos para o autocarro, foi só tempo de vestir, lavar os dentes e agarrar um iogurte! Tinha visto ontem a noite a metereologia para hoje e previa chuva e temperaturas ate os 4º negativos, portanto, fui vestida a rigor. E qual é o meu espanto quando vejo os carros todos branquinhos xD

Não se pode dizer que nevou..não se via a neve própriamente dita, apenas uma camada muito fina e branca nos carros, na relva e nos arbustos! Foi bonito de se ver e valeu bem a pena ter madrugado!

Saí as 5pm já estava de noite novamente, apanhei o autocarro e fui para o meu lugar predilecto: o 1º lugar da frente no andar de cima no lado esquerdo. E após alguns minutos de viagem deparo-me com pequenos flocos de neve a bater no vidro mesmo em frente a minha cara! É algo espectacular, ainda estou deliciada, foi um momento fantástico! Parecia uma criança com um gelado gigante na mão, estava realmente encantada e já valeu a pena ter vindo para Edimburgo!


Agora chove torrencialmente, o que significa que amanhã não cobertura branca para ninguém, não faz mal..eu espero!


P.s já tenho conta no banco escocês, agora falta inscrever-me na segurança social e depois..posso receber o tão merecido ordenado!

P.s 1- Tenho férias de 11 a 17 de Janeiro..a ver como vou organizar a agenda de forma a ver tudo e todos!


P.s 2- Tenho saudades das semilhas da avó!

Glasgow


Fomos a Glasgow!
Cidade cosmopolita, completamente diferente de Edimburgo..Edimburgo é o Porto português, Glasgow é Lisboa (mas nunca tão bonita, obviamente).
Demorámos 2 horas a chegar, já era noite, fomos ao encontro do Nuno ou como lá é conhecido "no no", um amigo do primo do Rafa. Fomos até a faculdade dele, está a estudar fotografia. Achei espectacular!! Ele está no 3º ano e de acordo com esse nível está o local de trabalho dele, uma sala dividida em cubículos, no total 3 alunos. Cada um tem o seu espaço: computador, máquina fotográfica, e muitas fotografias e esboços! Naquele dia estava aberta uma exposição dos alunos, só vimos duas salas, cada aluno tinha uma, portanto. Eram salas antigas sem móveis, e até usaram uma casa de banho sem nenhuma louça para expor as fotografias. Foi sem dúvida algo que me fez pensar..o aproveitamento destes espaços foi muito bem pensado!
Depois da exposição fomos beber uma cerveja a um pub ali ao pé, conhecemos os amigos e a namorada dele e depois fomos para a sua casa. No dia seguinte fomos ver uma palestra de uma artista, que apesar de não ser boa oradora, as suas imagens e obras falavam por si! Adorei!
Aproveitamos o resto da manhã para ver a cidade, atravessada por um rio, tem uma ponte a cada dez metros, umas mais antigas outras a representar os tempos de hoje.
Voltámos para Edimburgo ainda com luz solar e a tempo de por a roupa a secar para o dia de trabalho que viria na manhã seguinte. Sim, porque infelizmente as folgas não duram para sempre!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fomos à praia..


Estava de folga e decidi tirar o Rafa de casa, combinamos sair de casa as 10 da matina só saímos as 2.

De acordo com as informações obtidas através da minha colega francesa, Elodie, o autocarro era o 26 e a viagem tinha a duração de 25 a 30 min.

O trânsito estava caótico e o resultado foi chegarmos finalmente a avistar o mar quando já eram 3 e meia. Saímos do autocarro as 4 e pouco, já estava de noite! Acabámos por ir beber half pint num bar e depois fomos jantar com vista para o reflexo da vitrina (mas o mar estava ao lado e isso é o que conta).


Ps. As praias são lindíssimas, com um vasto areal cor pastel e imensas baías.
Ps 1. Talvez esta não seja a melhor foto, mas no google não havia muita escolha..o que me parece incrível tendo em conta a beleza das praias de cá..

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sweet November

Depois do final atribulado do mês de Outubro, Novembro veio como uma lufada de ar fresco!


Recebi pela manhã um mail sobre a reacção do Hitler a reportagem da querida Maitê : http://www.youtube.com/watch?v=xSX3uO7Yw2Q&feature=player_embedded





Leio as respostas dos anúncios de apartamentos aos quais mandámos mail, "hope to see you soon"; " I am available to see you" etc. falam falam mas depois não dizem nada! Recebo um mail que diz : intervew..respondo, respondem-me, marcamos data e hora, perco-me pelo caminho, chego 10minutos antes, respiro fundo, entro no Rutland Hotel, pergunto pelo senhor que está a fazer entrevistas para o restaurante, perguntam-me pelo nome, não sei. Vão á procura de quem possa ser, encontram, chama-se Gregory. Subo as escadas( já não estou nervosa), respondo a tudo, acaba com : So see you next friday at 4. Is it ok for you?- eu respondo - YES. Arranjei trabalho!





Desesperamos por casa, desistimos de todos os anúncios, decidimos tentar uma última vez um dos nossos primeiros contactos, vamos para a mais longe mas barata e disponível. Marcamos encontro em sua casa ( Mr Nicola) at 6 pm, demoramos 45 minutos a chegar, procuramos o nr 60, gira a casa, batemos a porta, abre-nos um espanhol, o Nicola não chegou, o espanhol diz-nos q vive na casa ha 1 semana com um rapaz do Sudão( os gays perseguem o Rafa). O espanhol gay liga para o sr Nicola, descobrimos que é uma senhora. Ela não vem, pensou que nós não íamos aparecer! Vemos a casa, gostamos da casa, combinamos mudar-nos no dia seguinte. Ela apareceu as 2pm temos casa, temos água quente. Bela noite..um quarto só para nós! Nada de checas doentes, nem homens a ressonar..paz. Vamos comprar comida, 20min a andar, um Lidl e outro super mercado de cá dentro de um centro comercial the "PLAZA", temos comida, fui a uma loja indicada pelo Rafa para comprar dois pratos e dois garfos e dois copos, é uma loja de indianos ciganos. Saio de lá com um par de fronhas, um conjunto de 24 talheres, um prato do Pai Natal, um prato cor de rosa, uma chávena de surfistas e uma chávena que diz : "lets go shopping girls!"

Apanhamos um autocarro até casa..uns 7 sacos para carregar. A Nicola é chinesa, não sabe falar nem perceber inglês o suficiente para nos avisar que temos de pagar 320libras pela renda mais 300 de depósito. Só temos as 320 libras de renda. Assinamos contracto. Descobrimos que o espanhol não é gay, existem 3 quartos no andar de cima!



Vou trabalhar durante já 3 dias, mais um e depois 2 dias de folga. O Rafa ainda não tem trabalho..não consegue sair de casa porque os autocarros só aceitam troco certo, ele só tem uma nota de 5libras, vai a pé até o Plaza, está fechado. Vai até a bomba de gasolina da Shell, o cartão fica preso. Telefona para o banco, o seu cartão foi reenviado para Portugal. Ficámos sem dinheiro.



P.S não se preocupem já fizemos a transferência para o meu cartão.

P.S1 a Almaça parece estar pior e não desanima e " Nós também não!"



CURIOSIDADES:



Sabiam que os autocarros de cá, para além de terem dois andares só têm uma porta?
P.S2 : legendas : Se esta é a primeira classe, onde vão os de classe económica?

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Halloween


Não faria sentido começar a falar do início de Novembro sem antes referir alguns factos do final do mês de Outubro.
31 de Outubro, HALLOWEEN! Pela 2ª vez mudámos de quarto, passamos do quarto nº 3 para o 7, respectivamente do 2º andar para o 3º. O check out é as 10am por isso temos de tirar as malas do quarto levá las até a recepção (rés do chão) esperar até a 1 para poder levá las para o novo quarto(não há elevador!) Saímos de um quarto porreiro as miúdas eram calminhas e arrumadas e também gostavam de ler a noite o que era bom para mim visto estar agarradíssima ao livro sobre o Viriato e as hostes lusitanas. a 1 pegamos nas malas para levar para o novo quarto, era composto pelo mesmo número de camas(8) e 4 delas estavam ocupadas por raparigas checas e 2 depois tinha outras 2 miúdas que creio serem inglesas. Quando á noite fomos ao quarto vestir um casaco para irmos jantar estavam as 4 checas a vestirem-se para o halloween, vocês não têm noção: era montes de roupa com meio metro ao lado de cada beliche, eram coisas em cima das minhas malas, era meias, vernizes, sapatos que pareciam servir no pé do Rafa, maquilhagem espalhada, pratos com restos de comida e depois um cheiro a perfume que não se aguentava..enfim saímos e fomos jantar. Voltamos elas ainda estavam no quarto, todas tinham mudado de roupa e pensamos que deviam estar a sair e fomos deitar nos, as miúdas falavam tão alto como a mamã quando dava aulas de educação física e gritava aos miúdos do outro lado do campo, depois tossiam e nem punham a mão a frente e como eram altas a sua boca dava mesmo na direcção da minha cabeça..Já me estava a passar mas acabaram por se irem embora. Só voltaram deviam ser umas 7 da manhã, exactamente com o mesmo espírito, gritos, tosse e ainda por cima iam embora nesse dia e nós que queríamos dormir NADA! Hoje quando saímos do quarto ainda tinha lá meias toalhas e um peluche..ah e um verniz que o rafa roubou para mim como compensação do mau tempo passado! xD

Bruxas a parte foi giro viver o halloween numa parte do reino unido, a malta aqui vive mesmo isto, desde os mais novos até os mais velhotes. Vimos imensos cantores de rua e muitas pessoas a volta a dançar e a cantar as suas músicas. Infelizmente já se nota a influência do Carnaval nesta festa que embora nas ruas não se sinta muito o terror este foi vivido com muita intensidade no quarto número 7 do 3º andar do backpackers hostel.

sábado, 31 de outubro de 2009

Hi there mate!

Passada a excitação da viagem começa a pior parte, o cansaço do hostel, a busca infindável de casa,a comida sempre igual.. as más notícias são o nosso dia-a-dia.
Hoje acordei e olhei para a cama do Rafa e a 1ªcoisa que me diz é : "mais uma má notícia" só me apetecia voltar a dormir e não acordar até ter tudo resolvido. Enfim mas o relato de hoje começa um pouco antes desta manhã..
Ontem fomos encontrar-nos com um proprietário a fim de ver uma casa, vimos através do mapa que dava para ir a pé e lá fomos, o tempo estava agradável tendo em conta os dias anteriores e passados 30 min. decidimos perguntar a alguém, vimos uma senhora de bata branca(da logo um aspecto de gente decente) e perguntamos pela morada, foi das senhoras mais simpáticas que conheci! Tinha um sorriso fantástico e tinha um consultório que tinha mesmo o cheirinho do teu (diva)acho até que a profissão era similar a tua. Enfim a senhora lá nos deu indicações e prosseguimos viagem, passados 15min. estávamos la. A porta estava aberta, subimos,subimos e não haviam portas, só escadas, chegamos ao 8andar onde estava a primeira porta, com um símbolo indiano, batemos e la nos abriu um jovem cheio de tatuagens um pouco mais alto do que eu, e com ele aparece uns 3 gatos e um fedor a animais! Convidou-nos a entrar era um andar inteiro com umas escadas interiores que seguiam ate o fim do prédio, estava cheio de panos, bicicletas, pratos sei la, mostrou nos o nosso quarto e disse que não o podíamos ver porque estavam la pessoas a dormir(pânico). Enfim no final o rapaz ate foi bem simpático, tinha la 8pessoas inclusive dois portugueses mas o quarto só estava disponível daqui a duas semanas e la viemos embora!

Continuando, às 4 e 30pm tínhamos combinado com outro senhorio mas tendo saído do hostel quando pedimos ajuda em relação a morada disseram-nos que esta estava errada, retornámos o quanto antes a fim de falar com o senhor mas ele não nos respondeu mais! Voltámos a ir para o www.gumtree.com (site onde se encontram casas e trabalhos). A noite resolvemos ir dar um passeio, vimos uma excursão acerca do Halloween ao do castelo, muito giro!

Já de regresso ao hostel fomos beber half pint que é um copo mta gay de cerveja mas também o mais barato!e encontramos na rua um homem que veio meter conversa e foi ai que nos disse que não podíamos trabalhar sem um visa e esse visa tinha de ser pedido no east market juntamente com 85libras e o passaporte! que sem isso ninguém nos daria trabalho, e que se passaporte os nossos BI não serviam de nada! Fomos dormir completamente arrasados, e foi assim que hoje de manhã o rafa diz-me a má noticia: Hoje é sábado e está tudo fechado!

O que vale é que tenho uma irmã que desencanta toda a informação necessária na Internet! e aqui está um site que nos diz que a malta da UE não necessita de passaporte e oferece imensos trabalhos - www.anyworkanywhere.com

CURIOSIDADES:
Sabiam que a Escócia é a campeã europeia no que toca a perseguição e consequente morte ás bruxas?Mais de 4000 mulheres.
Ontem vimos o primeiro esquilo escocês num jardim a frente da casa do indiano.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

fotos do C.V.



Davam-nos trabalho?
por favor expressem as vossas opiniões!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

first couple of days at edinburgh


Chegámos ontem às 18h00 ao aeroporto de Edimburgo e mal saímos do avião sentiu-se aquele frio típico numa noite de inverno madeirense, nada de especial portanto. Antes de podermos ir levantar as malas tivemos de passar pelo controle policial que ao olhar para o meu cartão de cidadão levou uns bons 3 minutos a perceber de que país era, depois informou-me como que a meter conversa que o nosso cartão de cidadão português é o único de toda a união europeia que não dá para ler através de scanner(tudo manual portanto)! O tempo de andar até o tapete foi suficiente para já termos as malas na mão(que eficiência!) Pouco depois apanhámos um autocarro que nos levou directamente para o centro de Edimburgo, o bilhete custou 3 pounds a cada e o motorista simpático indicou-nos logo o hostel mais próximo(agora sabemos que é o mais caro). Tentámos contactar o dono de uma casa com quem tinha falado antes de viajar mas o nr não estava correcto. Exaustos da viagem caímos para o lado num quarto com 8camas, com um estrado de madeira, com janelas sem vidro duplo, mas que no final até nem fez muito frio!
O hostel chama-se belushious, tem um pub por baixo que também serve de recepção no qual trabalham pelo menos umas 8 pessoas, deve ser mesmo para pagar-lhes os salários que pagamos 19libras por noite, porque de resto as condições são (para um preço destes) bem más!
Acordámos com as empregadas de limpeza a dizer que eram 10e 10 am e que tínhamos de sair pois era a hora do chek out(pânico!) Enfim o rafa foi á recepção e pagou mais uma noite, saímos eram 11h e fomos ao supermercado comprar pequeno almoço(um saco com mini pães de leite com pepitas de chocolate e um iogurte liquido de um litro da yop - custo total 3 ponds and something)pegámos no saquinho e fomos comer a um parque.
Hoje passei o dia à procura de casas, quartos, e de hosteis mais baratos. Descobri que na rua por cima da nossa tem um por metade do preço!amanhã mudamo-nos( chama-se backpackers hostel). Amanhã também é o 1º dia em busca de trabalho! Reparei enquanto passeava que não existe um trabalhador com mais de 30 anos, lojas de roupa, cafés, supermercados, livrarias, é tudo malta jovem entre os 20 e os 30. Espero que seja um ponto a favor eu ter 22..
Fomos às 18h comprar o jantar ao super mercado(saintsbary) massa à bolonhesa(3min no micro ondas e ta feito) uma porção de dois em um por 3pounds e uma garrafa de 1,5l de água por 68cents.

AS WE SPEAK:
Rafa vê o jogo entre arsenal e liverpool on SKV SPORTS e eu antes e depois de escrever este post continuo a leitura do livro "A voz dos deuses" sobre os nossos antepassados lusitanos!

CURIOSIDADES:
- Não há bancos para uma pessoa se sentar(talvez porque está sempre tudo húmido)
- 80% dos jovens são simplesmente lindos, miúdas louras altas e magras e miúdos não tão louros, altos e lindos, ambos os sexos com muita estilo(já vi inclusive 4 jovens em ocasiões e locais diferentes a usar kilt - nunca pensei que lhes ficasse tão bem!)
- aqui pronuncia-se endiburgh as "édinbra"